quinta-feira, 12 de julho de 2012

Puma GTE 79' - O restauro


Chegando em João Pessoa, o reboque deixou a Puma no meu mecânico, que foi o responsável pelos serviços de chassis, suspenção, freios, direção e reviver o motor.

Fiz o Chassis rodante todo novo de novo. Pronto, agora o carro estava rodando. 

Iniciei então um longo processo de quase um ano para comprar todas as peças e iniciar definitivamente o projeto original.

Bancos, painel, acabamentos externos e internos, peças para motor, etc, fui comprando e guardando.... Enquanto isto fui realizando pequenos serviços no restauro da fibra e iniciei o projeto do motor preparado (Este assunto tem história para um post exclusivo).

Por um golpe de sorte, um cliente meu apareceu com um fusquinha acabadinho com as rodas originais Puma e numa negociação altamente vantajosa para ele, consegui apanhar e formar as 5 rodas originais.

Algumas peças foram chegando e a ansiedade era tamanha... algumas que não interferiam no processo de restauro e que não ocasionariam custos extras ou re-fazimento de serviços foram instaladas e em pouco tempo minha Puma já rodava conforme abaixo:



Então eu resolvi levar o carro para uma oficina (que eu não quero citar o nome porque dá azar) para dar inicio ao projeto do motor preparado. O projeto era fazer o motor e após isto levar o carro para pintar.



Como o motor estava demorando muito a sair (ao todo passaram-se 7 meses e não foi feito nada - Isto será contado num capítulo a parte) resolvi deixar o motor na citada oficina e rebocar o carro para a pintura.




Ao terminar a pintura, ainda sem o motor, levei o carro para fazer a tapeçaria. Foi neste momento que tive outro golpe de sorte e apareceu uma Puma GTS já citada neste blog com o botão do esguicho de água original (mosca branca). Foi um presente....


  
Então levei-a para instalar os vidros e frisos e após isto ela foi descansar na garagem Templária aguardando o motor ficar pronto.


Como o motor não ficou pronto, partimos para a tentativa B. Fiz, em conjunto com os Templários do Asfalto o resgate do motor na citada oficina e levei tudo pra Sede dos Templários.

Resolvi comprar tudo novo do motor, vide Bloco, Virabrequim, Kit 1600 de pistões, comando, enfim, tudo novo.

 De lá, um dos cavaleiros com experiência mecânica se prontificou de montar o motor na operação denominada de "7 meses em 7 noites". Em 7 noites montamos o motor e funcionamos no carro. Fizemos o serviço apenas a noite, após o expediente de trabalho de todos e o motor roncou.



Após isto, considerei concluída a restauração. Tendo a Puma passada após isto por algumas adequações e ajustes de finalização, a exemplo da instalação das milhas Cibié Oscar Rally de época.




Após estas fases, foi dado inicio ao Projeto Phenix. O renascimento do motor preparado que um dia foi abandonado... Mas esté também é um outro capítulo....










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